sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Sobre o HEP

O Hospital Espírita de Pelotas é uma entidade filantrópica, sem fins econômicos, fundado pela Liga Espírita Pelotense em 12 de dezembro de 1948 e inaugurado em 31 de março de 1956. Na fundação recebeu o nome de Sanatório Espírita de Pelotas, havendo em 1988, a mudança para o atual. Atua na área de saúde mental sob uma visão holística, biopsíquica, sociológica, espiritual, tendo como filosofia "Aqui o homem é visto como um ser total".

O hospital foi criado pela Liga Espírita de Pelotas. É, estatutariamente, permitida apenas a participação do quadro social, efetivo e da cúpula diretiva da instituição, de irmãos que pertençam ao quadro social de casas espíritas filiadas à Liga Espírita.
Utiliza terapias convencionais e recebe pacientes de todas as classes sociais, sem considerar suas origens étnicas, políticas ou religiosas.

Atualmente o hospital possui 199 leitos, SUS, particulares e convênios, direcionados ao tratamento de pacientes com transtornos mentais e dependência química. Destes leitos, 160 são SUS, sendo que anteriormente eram 190, porém houve uma redução no ano de 2004 devido à Reforma Psiquiátrica. A instituição tem uma área própria de terreno 38883,6 m² e a área construída total de 6059,78 m².

É o único hospital especializado em psiquiatria de Pelotas, sendo referência para atendimento da 3º Coordenadoria regional de saúde, que abrange 23 municípios.



Sem comentários:

Enviar um comentário