sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Dicas de Sites



O Departamento Espiritual do HEP

Departamento Espiritual

O hospital foi criado pela Liga Espírita de Pelotas, é, estatutariamente, permitida apenas a participação do quadro social, efetivo e da cúpula diretiva da instituição, de irmãos que pertençam ao quadro social de casas espíritas filiadas à Liga Espírita.

O Departamento Espiritual foi criado fora do corpo do hospital, em espaço próprio, onde desenvolve todas suas atividades, não só doutrinárias, como também possui o seu setor assistencial, que cuida das principais necessidades dos pacientes, tanto materiais, físicas ou espirituais. Os pacientes são convidados a participar duas vezes por semana do departamento, para que recebam orientações por meio das palestras realizadas e também para receber o passe. Tais atividades são oferecidas à comunidade, porém, em horários diferentes aos direcionados aos pacientes.

É disponibilizada a pacientes, funcionários e à comunidade uma biblioteca, constituída de diversas obras espíritas para o esclarecimento de quem possuir interesse. Além disso, o Departamento Espiritual recebe doações de roupas e calçados, que são distribuídas aos pacientes internados na instituição conforme a necessidade existente.

Atividades do Departamento Espiritual do HEP

O Hospital possui um Departamento Espiritual, fora do corpo hospitalar, cujos serviços são desenvolvidos por voluntários.

O Serviço de Assistncia Espiritual - SAE realizado por pessoas de boa vontade, que colaboram com a assistência teraputica desenvolvida no Hospital. São convidados todos os pacientes que estejam liberados pelos seus mdicos assistentes. A participação não é obrigatria. Este trabalho é estendido também aos familiares dos pacientes envolvidos, comunidade e aos funcionrios do Hospital.

Neste departamento são realizadas as seguintes atividades:
a) Reunião de desobsesso: para onde são levados os nomes dos pacientes que necessitam desse atendimento.
b) Fluidoterapia: com horários exclusivos para pacientes e horários para a comunidade.
c) Momento de reflexão: para pacientes.

As informações foram retiradas do site oficial do HEP. Para acessá-lo clique aqui.

Site do HEP

Sobre o HEP

O Hospital Espírita de Pelotas é uma entidade filantrópica, sem fins econômicos, fundado pela Liga Espírita Pelotense em 12 de dezembro de 1948 e inaugurado em 31 de março de 1956. Na fundação recebeu o nome de Sanatório Espírita de Pelotas, havendo em 1988, a mudança para o atual. Atua na área de saúde mental sob uma visão holística, biopsíquica, sociológica, espiritual, tendo como filosofia "Aqui o homem é visto como um ser total".

O hospital foi criado pela Liga Espírita de Pelotas. É, estatutariamente, permitida apenas a participação do quadro social, efetivo e da cúpula diretiva da instituição, de irmãos que pertençam ao quadro social de casas espíritas filiadas à Liga Espírita.
Utiliza terapias convencionais e recebe pacientes de todas as classes sociais, sem considerar suas origens étnicas, políticas ou religiosas.

Atualmente o hospital possui 199 leitos, SUS, particulares e convênios, direcionados ao tratamento de pacientes com transtornos mentais e dependência química. Destes leitos, 160 são SUS, sendo que anteriormente eram 190, porém houve uma redução no ano de 2004 devido à Reforma Psiquiátrica. A instituição tem uma área própria de terreno 38883,6 m² e a área construída total de 6059,78 m².

É o único hospital especializado em psiquiatria de Pelotas, sendo referência para atendimento da 3º Coordenadoria regional de saúde, que abrange 23 municípios.